Instituto Cultural das Montanhas promove musicalização infantil em Afonso Cláudio

Cidades

O Instituto Cultural das Montanhas, coordenado pelo regente e educador Marcelo Dutra Coutinho, realiza, na próxima quinta-feira (15), a apresentação de resultados do projeto de manutenção do ensino musical gratuito para crianças, adolescentes e jovens, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Agrícola, em Afonso Cláudio, região serrana do Espírito Santo.

O evento vai acontecer às 14h, na quadra da escola, localizada no Vale do Empoçado, conhecido como destino do turismo rural no município. A programação reunirá apresentação de grupos formados pelos beneficiários do projeto, incluindo a Orquestra de Violões, Coral Infantil, Coro Jovem e a Jazz Band, juntamente com recitais de alunos.

O objetivo do encontro é demonstrar o desenvolvimento coletivo e individual dos participantes do projeto e apresentar uma exposição com os dados do impacto alcançado pela iniciativa nos últimos 12 meses.

Números

Nesse período, 120 alunos da escola tiveram aulas de capacitação musical por meio de oficinas práticas de violão, teclado, percussão, bateria, instrumentos de sopro, canto e coral, juntamente com aulas teóricas. Os resultados se traduzem em mais de 20 apresentações, mil horas-aula e a distribuição de três toneladas de alimentos à população em situação de vulnerabilidade. Também aconteceram mastercl asses com os maestros Célio Paula, Eduardo Lucas, Robson Lima e Fabio Lahass, além de apresentações de grupos musicais formados pelos alunos em espaços da região.

Entre os benefícios oferecidos pelo projeto está a concessão de bolsa-auxílio a mais de 15 alunos que tiveram frequência igual ou superior a 70% das aulas, distribuição de cestas básicas aos alunos inscritos no CadÚnico da Escola Municipal Agrícola e acompanhamento dos mesmos por equipe multidisciplinar, composta por psicóloga e assistente social, em parceria com a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio.

Para o coordenador Marcelo Dutra, o projeto superou as expectativas, tanto em termos pedagógicos quanto administrativos. “Aumentamos a quantidade de professores e de horas-aula de música ofertada à comunidade, devido a parcerias estabelecidas pela instituição”, observa Marcelo.

Ele também destaca o papel da musicalização na formação cidadã das crianças e adolescentes da região. “Para mim, é uma alegria ver tantas crianças estudando saxofone, clarinete, flauta, trombone, e tantos outros instrumentos, com qualidade e comprometimento, assistindo a concertos, tendo aulas com renomados maestros e professores. Eu não pude ter isso na idade deles, e saber que hoje podemos proporcionar este conhecimento aos alunos é a minha maior alegria”, revela.

O início

O projeto de educação musical no Vale do Empoçado ocorre desde 25 de maio de 2021, por iniciativa do musicista Marcelo Dutra Coutinho. Professor, músico e maestro, ele é Mestre em Artes e licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A gestão é feita pelo Instituto Cultural das Montanhas, entidade criada pelo músico com foco na realização de projetos culturais, esportivos, sociais e educativos no município d e Afonso Cláudio.

No último ano, o projeto obteve recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Espírito Santo (LICC), do governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES); Lei Paulo Gustavo Estadual, e do edital Circula Cultura, da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio. O projeto conta ainda com a produção e realização de Paulo Falqueto Produções e Eventos e Marcelo Dutra Coutinho. O patrocínio master é da EDP, com patrocí nio ouro da Bragatto Material de Construção.

Planos para 2025

As fontes de financiamento permitiram ao Instituto Cultural das Montanhas a ampliar seu campo de atuação, vislumbrando novas iniciativas que provoquem impacto positivo na região. Juntamente com a nova edição das oficinas de musicalização, a entidade já tem em vista, para o ano de 2025, a criação de um Centro de Treinamento Esportivo com aulas de jiu-jítsu, além da ampliação do seu projeto de voleibol e a abertura de uma escolinha de futebol no distrito de Vila Pontões. As ações preveem também a instalação de uma estrutura de energia solar na sede da entidade, que está em reforma. A viabiliza&c cedil;ão será por meio de convênio celebrado com a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio, com recursos decorrentes de emenda parlamentar.

“O Instituto se propõe a fazer a diferença na vida cultural da região das montanhas. Nossas ações incluem investimentos na área da cultura, envolvendo música e audiovisual, e também no esporte. Estamos estabelecendo uma parceria com a Fundação Jônice Tristão, para criar a primeira camerata de cordas da cidade, e atuamos hoje em mais de três bairros, incluindo a Escola Municipal Agrícola, a sede da Banda São Sebastião e a Associação Pró Casa do Menino, com o Coral Infantil das Montanhas”, descreve o regente.

PROGRAME-SE:

Evento de encerramento do Projeto Manutenção do ensino musical gratuito para crianças, adolescentes e jovens da Escola Municipal Agrícola, através do Instituto Cultural das Montanhas

Data: 15 de agosto (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Escola Municipal Agrícola, Parque de Exposições Dr. João Eutrópio, Empoçado, Afonso Cláudio
Entrada franca

Apresentação: Orquestra de Violões, Coral Infantil, Coro Jovem e a Jazz Band, juntamente com recitais de alunos

Realização: Instituto Cultural das Montanhas, em parceria com Paulo Falqueto Produções e Eventos

Apoio: Lei de Incentivo à Cultura do Espírito Santo (LICC), do governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES)

Patrocínio Master: EDP

Patrocínio Ouro: Bragatto Material de Construção

  • SOBRE O INSTITUTO CULTURAL DAS MONTANHAS:

 

O Instituto Cultural das Montanhas é um instituto sociocultural sem fins lucrativos e que tem como o principal objetivo apoiar crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social, através de programas assistenciais com base na solidariedade. A entidade promove atividades com finalidade de relevância pública, cultural e social. No ano de 2023, a instituição foi finalista do Prêmio da Música Capixab a na categoria Impacto Social Através da Música.

  • SOBRE O COORDENADOR:

Natural de Afonso Cláudio, Marcelo Dutra Coutinho é bombeiro militar, Mestre em Artes e licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Estudou regência com Eduardo Lucas, Marcelo Jardim e saxofone popular na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames); e fez parte da oficina de música da Orquestra Pop & Jazz, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória, sob a regê ncia do maestro Célio Paula. Entre 2017 e 2019, atuou como saxofonista barítono na Vale Música Jazz Band.

A experiência no Projeto Vale Música Espírito Santo, onde também fez o Curso Online de Introdução à Regência, e na Orquestra Pop & Jazz do Ifes, onde atua hoje como músico convidado, significaram um incentivo para a criação do projeto de educação musical em Afonso Cláudio.

O maestro da Orquestra Pop & Jazz, Célio Paula, destaca a atuação de Marcelo Dutra na condução do projeto: “Desde as primeiras aulas que dei para o Marcelo, percebi que ele tem a predisposição para ser um líder e educador, em função da sua sociabilidade, da sua visão de inclusão e a capacidade de trabalhar em benefício da coletividade.

Vejo que ele lidera o projeto do Instituto Cultural das Montanhas com muito talento e sensibilidade, porque ele é fruto desses projetos sociais e conhece bem as necessidades estruturais para poder gerir projetos como este que ele idealizou em Afonso Cláudio”.

  • SOBRE AFONSO CLÁUDIO:

Município da região serrana do Espírito Santo, distante 145 quilômetros de Vitória, Afonso Cláudio possui forte tradição musical, conforme destaca Marcelo Dutra. “Analisando a história cultural do município, descobrimos que este foi precursor do jazz no Estado, tendo bandas de notório reconhecimento, como o ‘Jazz Está Cruel’ e o ‘Jazz Glória’”, afirma o professor. Atualmente o município possui a quase centenária Banda Musical São Sebastião, na qual Marcelo também atua como professor e regente, e outros projetos de música desenvolvidos nas escolas do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *