O deputado federal Gilson Daniel (Podemos), presidente estadual do partido, definiu seu lado na disputa pelo Governo do Espírito Santo em 2026. Em um gesto político articulado e simbólico, Gilson declarou apoio à pré-candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), apontado como o nome do grupo liderado pelo atual governador Renato Casagrande (PSB) para a sucessão estadual.
A adesão não ficou apenas na declaração. Nesta sexta-feira (11), em um almoço organizado no município da Grande Vitória, Gilson reuniu nove dos dez prefeitos e dez dos doze vice-prefeitos eleitos pelo Podemos no Estado para anunciar publicamente o apoio ao projeto político encabeçado por Casagrande e Ferraço. O encontro foi organizado com apoio do prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), secretário-geral da sigla e aliado histórico de Gilson.
Durante o evento, tanto Gilson quanto Bueno foram enfáticos ao declarar que o partido está unido e fechado com Ricardo. “Temos lado, temos história e temos responsabilidade com o Espírito Santo. O nosso apoio é ao projeto político que tem transformado o nosso Estado com equilíbrio, responsabilidade fiscal e investimentos nos municípios. Estamos juntos com Casagrande, Ferraço e todos que acreditam na boa política e na boa gestão pública”, afirmou Gilson Daniel.
Wanderson Bueno endossou: “O Podemos responde por si e está tomando lado, pensando no Espírito Santo. Temos um modelo de governança que deu certo no Estado. E o Ricardo acompanhou todo esse processo desde 2003, como vice-governador, senador e agora como atual vice. É a pessoa mais preparada para assumir o comando do Estado”.
Segundo ele, os prefeitos do Podemos estão alinhados ao projeto e enxergam em Ferraço a continuidade da gestão Casagrande. “Sim, o Podemos está no projeto do governo Casagrande. Nosso presidente, Gilson Daniel, é um aliado histórico do governador, e não seria diferente nesse novo projeto de sucessão que ele lidera. Esse legado precisa ser preservado, e Ricardo é quem melhor representa essa continuidade”, declarou.
De acordo com nota enviada pela assessoria do Podemos, “o partido reafirmou seu compromisso com o projeto político liderado pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço. O almoço, organizado pelo secretário-geral do partido, o prefeito Wanderson Bueno, reuniu prefeitos, vice-prefeitos e lideranças do partido de todo o Estado, consolidando a unidade em torno de uma agenda de desenvolvimento, diálogo e compromisso com os municípios capixabas”.
Além dos apoios já manifestados, o partido informou que deve organizar, nas próximas semanas, um novo encontro político, reunindo os 125 vereadores e presidentes municipais do Podemos no Espírito Santo, para ampliar e reforçar o engajamento no projeto de Ferraço.
Podemos: força municipal consolidada
Com dez prefeituras comandadas atualmente, o Podemos foi o terceiro partido com maior número de prefeitos eleitos nas eleições de 2024, atrás apenas de PSB e PP. No entanto, mantém significativa capilaridade no Estado, com dezenas de vereadores e vice-prefeitos.
Dos dez prefeitos do partido, nove estiveram presentes no almoço. Apenas o prefeito de Fundão, Eleazar Lopes, não compareceu por conta das fortes chuvas da véspera, mas enviou mensagem de apoio ao movimento. Entre os vice-prefeitos, dez participaram da reunião, reforçando a adesão da base municipalista da sigla.
O gesto de Gilson Daniel e dos gestores municipais consolida a posição do Podemos no xadrez da sucessão estadual e deixa claro que o partido seguirá caminhando ao lado de Casagrande – e agora, oficialmente, com Ricardo Ferraço como pré-candidato.