Nos 210 anos de emancipação política de Itapemirim, comemorados nesta segunda-feira (8), o município recebeu um presente de peso: um pacote de investimentos de R$ 14 milhões, entregue pelo governador Renato Casagrande (PSB) e todo o seu staff de governo. O prefeito Geninho (PDT) aproveitou a ocasião para reforçar publicamente sua lealdade ao grupo político liderado por Casagrande, em um claro aceno para as eleições de 2026.
“Aqui só temos um lado, que é de caminhar junto ao projeto do governador Casagrande. Isso traz de volta a credibilidade política de Itapemirim, que fará parte do seu projeto em 2026 com lealdade”, afirmou o prefeito.
Geninho também relembrou as dificuldades enfrentadas durante sua caminhada rumo à prefeitura em 2024 e destacou o apoio decisivo que recebeu do governador. “Aqui estávamos desacreditados, sem crédito nenhum. Ouvi muito isso quando batia nas portas tentando apoio para minha eleição. Quem me estendeu a mão foi esse grupo que está aqui”.
E completou com firmeza: “Aqui não terá essa de apoiar oposição ao governo. No meu mandato só tem espaço para um lado, e este lado é ao lado do melhor governador da história do Espírito Santo que é Renato Casagrande”.
Por sua vez, o governador reforçou o compromisso com a cidade. “Enquanto eu e Ricardo, o nosso parceiro, estivermos no governo, Itapemirim vai estar de mãos dadas com o desenvolvimento”.
Investimentos para mudar a realidade de Itapemirim
Ao detalhar as obras e aquisições, Geninho destacou a construção da quadra esportiva da escola Narciso Araújo, que vai beneficiar diretamente mais de mil estudantes.
“Vale a pena destacar a liberação de recurso para a construção da quadra do Narciso Araújo, escola que tem mais de 1.000 estudantes e nenhuma área para praticar esportes. Graças à parceria com o Governo do Estado este sonho está se tornando realidade”, disse.
O prefeito também citou a reinauguração da Ponte da Vila, não sem alfinetar antigos gestores: “Vamos reinaugurar a ponte hoje, que é uma simples obra, mas que passaram 3 prefeitos e não terminaram. Estamos reorganizando o município que foi abandonado por muito tempo”.
Pacote de obras e equipamentos
Além da entrega da Ponte da Vila, o pacote de R$ 14 milhões contempla:
- Ordem de serviço para pavimentação da estrada de acesso ao atrativo turístico da Pedra do Frade e da Freira;
- Autorização de repasse para reforma e ampliação da quadra esportiva da EMEF Narciso Araújo;
- Reforma e construção de quadra no Centro de Educação Agrícola Adauto Lopes Corrêa;
- Aquisição de instrumentos musicais para unidades escolares;
- Aquisição de veículo Van;
- Aquisição de pá carregadeira;
- Aquisição de aparelho de raio X.
O evento contou ainda com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, além de secretários de Estado e deputados estaduais parceiros de Itapemirim.