Proposta quer declarar como patrimônio cultural imaterial estadual a Fábrica de Pios de Caça Maurílio Coelho, localizada na Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim. O Projeto de Lei (PL) 564/2024 será analisado pelas comissões de Justiça, Cultura e Finanças da Assembleia Legislativa (Ales).
A empresa foi fundada em 1903. O pio é um equipamento feito de modo artesanal, que, se antes era muito utilizado para caça, hoje cumpre a função de preservação da natureza, da história e da cultura cachoeirense, defende o parlamentar.
Maurílio Coelho foi o pioneiro e quem deu início à fábrica de pios, há mais de 120 anos. Ele aprendeu a confeccionar os pios com os índios Puris, que viviam na região onde hoje é a cidade de Muqui-ES. A experiência com a fabricação de “pios para caça” foi passando pelas gerações da família.
Na esfera municipal, a fábrica já foi declarada como patrimônio cultural em 2003, ano do centenário da fábrica. A unidade é considerada como a única no segmento na América Latina, com exportação de itens para América do Norte, Europa e Ásia.