Marcos do Val

Entidades repudiam ataques do senador Marcos do Val à jornalista Fabiana Tostes

Política

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindijornalistas do Espírito Santo divulgaram nota de repúdio contra a atitude do senador licenciado Marcos do Val (Podemos-ES), que, durante uma live transmitida em seu canal no YouTube no último sábado (20), expôs, humilhou e ofendeu publicamente a jornalista Fabiana Tostes, da coluna Olho No Poder, do portal Folha Vitória.

Segundo as entidades, durante a transmissão, o senador fez duras críticas à reportagem publicada pela profissional e, sem qualquer aviso prévio, realizou uma ligação telefônica ao vivo para Fabiana Tostes. Na ocasião, utilizou termos ofensivos e colocou a jornalista em situação constrangedora, mesmo diante das tentativas dela de esclarecer que as informações haviam sido repassadas pela própria assessoria do parlamentar.

Ainda assim, Marcos do Val insistiu em acusações infundadas, chegou a ameaçar pressionar os empregadores da jornalista e exigiu a retirada do conteúdo do ar. Após encerrar a ligação, o senador ainda incitou seus seguidores contra a imprensa, reforçando a descredibilização do trabalho jornalístico e a propagação de desinformação.

Para a FENAJ e o Sindijornalistas-ES, a conduta do senador é “absolutamente inaceitável, especialmente quando parte de uma autoridade pública, eleita para representar democraticamente a sociedade”.

Na nota, as entidades afirmam que o ataque à jornalista representa “uma tentativa clara de intimidação e censura, ferindo gravemente os princípios da liberdade de imprensa e o direito à informação”.

A FENAJ e o sindicato reafirmaram o compromisso com a defesa do jornalismo livre e ético, manifestaram solidariedade a Fabiana Tostes e se colocaram à disposição para apoiá-la em todas as medidas legais necessárias para garantir sua integridade profissional e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *