A política do munícipio de Muniz Freire está fervendo com a proximidade da convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB). A convenção, ainda sem data marcada, vai decidir entre duas figuras de destaque na cidade: o atual prefeito Dito e o ex-prefeito Ezanilton Delson. Essa decisão promete influenciar diretamente os rumos do partido e agitar a comunidade do município.
O prefeito Dito, que assumiu recentemente a presidência da Comissão Provisória, será o responsável pelo agendamento da convenção. Dito se filiou recentemente ao PSB, ação que contou com a intervenção direta da executiva estadual do partido. Esse movimento, entretanto, gerou um racha e uma onda de tensão entre os membros mais antigos do PSB que apoiam a candidatura de Delson.
Já Delson, possui uma longa jornada no PSB, com dois mandatos de prefeito cumpridos na cidade. Sua candidatura é vista como natural pelos militantes tradicionais do partido, que não estão dispostos a abrir mão de experiência e liderança do ex-prefeito, que tem realizado encontros com importantes lideranças da política estadual, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Santos, e o deputado estadual Dr. Bruno Resende, ambos do União Brasil..
A situação se complica com a possibilidade de Dito, em sua posição de presidente da Comissão Provisória, montar a executiva com seus aliados, o que poderia criar barreiras para Delson. Esse cenário levanta questionamentos sobre a imparcialidade do processo e a integridade das decisões internas do partido.
A intervenção do presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, que ajudou na filiação de Dito, também torna a situação mais complicada. Ao arquitetar a filiação de Dito, Gavini pode ter involuntariamente colocado o governador do estado em uma saia justa, aumentando ainda mais a tensão no cenário político do Espírito Santo.
A decisão final sobre a candidatura do PSB em Muniz Freire não será apenas uma escolha entre dois candidatos, mas uma demonstração das forças internas e das alianças políticas em discussão. O desenrolar desse processo será observado de perto, não apenas pelos eleitores de Muniz Freire, mas por toda a comunidade política do estado.