Com emenda de Ferraço, enquanto deputado, projeto cultural levará literatura e arte às praças do Sul do ES

Política

O Ponto de Cultura Grupo ELA de Teatro e Biblioteca Comunitária Arariguaba, reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2024, está realizando o projeto “Bosque dos Livros – Biblioteca Comunitária Itinerante Arariguaba”, uma iniciativa que une literatura, arte e inclusão social em praças públicas de cidades do Sul do Espírito Santo.

O projeto é viabilizado por meio de um Termo de Fomento (nº 011/2025) com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), fruto de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Theodorico de Assis Ferraço. O apoio de Ferraço, hoje prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, tornou possível expandir as ações culturais do grupo, levando conhecimento e encantamento a crianças, jovens e famílias de diferentes municípios.

Com o objetivo de democratizar o acesso à leitura e à cultura, o “Bosque dos Livros” promoverá 28 edições itinerantes ao longo de oito meses — 20 em praças públicas de Cachoeiro, Marataízes, Itapemirim e Mimoso do Sul, e 8 na sede da Biblioteca Comunitária Arariguaba, sempre às 18h.

As atividades incluem contação de histórias, leitura interativa e apresentações com cosplayers, entre eles personagens inspirados no escritor Rubem Braga e em seu cão Zig Braga, criando uma atmosfera lúdica e educativa.

De acordo com os idealizadores, o projeto busca substituir a cultura da violência pela cultura da paz, estimulando o pensamento crítico e a convivência cidadã por meio da arte e da literatura.

Ferraço destacou a importância de iniciativas como essa. “A arte e a literatura têm o poder de transformar realidades. Apoiar um projeto que leva o livro e a cultura até onde o povo está, nas praças, é investir no futuro das nossas crianças e no fortalecimento da cidadania. Fico muito feliz em ver Cachoeiro e nossa região respirando cultura e valorizando seus talentos”.

O projeto conta com produção de Lucimar Costa e Rogério Gomes, além do apoio dos Pontos de Cultura CCAPSUL – Coletivo de Cultura, Memória e Turismo do Sul Capixaba, Garagem das Artes e da Produtora Lottus.

Com ações interativas e gratuitas, o “Bosque dos Livros” reafirma o papel das praças públicas como espaços democráticos de convivência e aprendizado, fortalecendo a cultura, a arte e a literatura como instrumentos de transformação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *