A montadora chinesa BYD, líder na importação de veículos no Brasil, confirmou, nesta segunda-feira (27), que continuará com seu desempenho robusto de importação e nacionalização de carros em 2025, reafirmando o Espírito Santo como principal ponto de entrada dos veículos no Brasil. A confirmação foi feita durante uma reunião entre o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, e executivos da empresa, em São Paulo (SP).
Em um pronunciamento durante o encontro, Ricardo Ferraço comemorou o sucesso da parceria e o impacto econômico positivo para o Estado. “Dos 135 mil veículos elétricos e híbridos que a BYD trouxe para o Brasil em 2024, cerca de 95 mil entraram pelo nosso Espírito Santo. É uma liderança incontestável e nós renovamos essa parceria comercial para 2025. Isso significa mais atividade econômica, principalmente em Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra e também em Aracruz. Temos um complexo portuário e uma capacidade de nacionalização eficientes, aliados aos incentivos que o nosso Estado coloca à disposição, fatores que fazem a diferença no momento da tomada de decisão pela empresa”, afirmou Ferraço.
O vice-governador também destacou que os efeitos dessa parceria vão além da própria montadora, gerando uma cadeia de empregos e negócios relacionados. “Somente para a remoção dos veículos dos portos são cerca de mil caminhões envolvidos, gerando mais empregos diretos e indiretos com os negócios associados à operação”, exemplificou.
Durante o encontro com a Chief Financial Officer (CFO) da BYD Brasil, Peipei Cao, e o gerente de Supply da empresa, Leonardo Felippe, Ricardo Ferraço apresentou também os avanços logísticos no estado, com destaque para a ampliação das rotas de importação, como a nova rota que a empresa inaugurou por Portocel, em Aracruz. “Bem ao lado de Portocel está em obras um porto de águas profundas que será capaz de receber os navios próprios da BYD, que são gigantes que transportam até seis mil veículos. A consolidação desse investimento privado da Imetame vai permitir ampliar os bons resultados do comércio internacional do Espírito Santo, que é uma vocação que temos”, complementou o vice-governador.
Ferraço também destacou o Programa Estruturante Parklog/ES, instituído em setembro de 2024, que visa o desenvolvimento de um parque logístico no Espírito Santo, abrangendo municípios como Aracruz, Linhares, Colatina, João Neiva, Serra, Ibiraçu, Fundão e Sooretama. O programa está focado em fomentar o desenvolvimento de terminais portuários, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais. O Estado também se prepara para a criação da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil, em Aracruz, uma iniciativa que promete fortalecer ainda mais a economia capixaba.
Esses investimentos e a continuidade da parceria com a BYD consolidam o Espírito Santo como um dos principais polos logísticos e industriais do Brasil, atraindo mais negócios e oportunidades de crescimento.