Indícios de Fraudes | Cai pesquisa que dava vitória para Marquinhos Assad em Anchieta e instituto é multado em R$ 53 mil

Política

O instituto de pesquisas Costa e Mariath Ltda (Intelligence Pesquisa e Comunicação), responsável por uma pesquisa que apontava a vitória de Marquinhos Assad (Podemos) nas eleições para a prefeitura de Anchieta, foi multado em R$ 53.205,00. A decisão, proferida pela Justiça Eleitoral, se deu em decorrência de indícios de fraudes e descumprimentos das normas estabelecidas pela Resolução TSE nº 23.600/2019.

Irregularidades Detectadas

A pesquisa registrada sob o número ES-05072/2024 foi alvo de uma representação movida pela coligação “Juntos Para Fazermos Mais” (Republicanos, PP, PRD, PSB, União, PSD, Federação PSOL/REDE), que alegou várias falhas, como a não apresentação do relatório dos bairros visitados, aglutinação de parâmetros quanto ao grau de instrução dos entrevistados e ausência de indicação da margem de erro, entre outras.

Em sua decisão, a juíza eleitoral Serenuza Marques Chamon declarou a pesquisa como não registrada, destacando que a empresa não cumpriu os requisitos legais para a sua validade. Além da multa, foi determinada a proibição da divulgação de quaisquer resultados da pesquisa.

Essa é a segunda pesquisa do instituto julgada irregular e barrada pela Justiça em Anchieta.

Investigação em Andamento

Vale ressaltar que o instituto Costa e Mariath Ltda está sob investigação em diversas ações pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, também por indícios de fraudes em pesquisas eleitorais. Essas questões levantam sérias preocupações sobre a integridade das informações apresentadas aos eleitores, especialmente em um período tão crítico como o das eleições.

Com essa decisão, a Justiça Eleitoral reitera seu compromisso com a lisura do processo democrático, assegurando que somente pesquisas legítimas e transparentes tenham influência sobre o voto dos cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *