Márcio Guedes

Márcio Guedes, ex-secretário de Victor Coelho, é exonerado da Fazenda de Colatina menos de um ano após assumir o cargo

Política

Menos de um ano após assumir a Secretaria da Fazenda de Colatina, Márcio Guedes deixou o cargo em meio à reforma administrativa promovida pelo prefeito Renzo Vasconcelos (PSD). A exoneração foi oficializada nesta terça-feira (11), com a publicação da nomeação da nova titular da pasta no Diário Oficial do município.

Márcio Guedes, antes, ocupou de fevereiro de 2020 até dezembro de 2024 a Secretaria da Fazenda de Cachoeiro de Itapemirim durante a gestão do então prefeito Victor Coelho (PSB). A passagem por Cachoeiro foi marcada por debates sobre ajustes fiscais, que levou ao polêmico aumento do IPTU e cobrança de taxa de lixo, inclusive de terrenos e garagens.

Agora, menos de um ano depois, Guedes deixa a gestão colatinense em meio a um pacote de mudanças que alcança cinco secretarias: Fazenda; Transporte, Trânsito e Segurança Pública; Educação; Assuntos Institucionais e Comunicação Social; e Controladoria-Geral. A Subsecretaria Administrativa de Educação também teve substituição.

Segundo o prefeito Renzo Vasconcelos, as alterações são parte de um plano para “dar fôlego e celeridade” às entregas da administração municipal e fortalecer o diálogo com moradores e servidores. Ele ressaltou que as trocas já estavam previstas e negou motivação política.

“Essas mudanças foram pensadas para ganharmos tração e aprofundarmos o diálogo com os moradores, ouvindo também nossos servidores. Tenho enorme gratidão aos secretários que deixaram suas posições, mas essa mudança já estava planejada lá atrás. Colatina está olhando para o futuro”, afirmou Renzo.

Para substituir Márcio Guedes, Renzo nomeou a servidora de carreira Cristina Oliveira Scardua, contadora do município, que atuou nos últimos sete anos na Superintendência de Planejamento Orçamentário. A escolha reforça a preferência declarada pela gestão em priorizar profissionais da própria estrutura administrativa.

A Prefeitura afirma que as mudanças não têm relação com disputas eleitorais, destacando caráter técnico nas substituições. Novas mudanças no primeiro escalão não estão descartadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *