Pesquisa com nome de Callegari - eleições 2024 Cachoeiro

Pesquisa levanta cenário com substituição de Léo Camargo por Callegari a prefeito de Cachoeiro

Política

Por Wanderson Amorim

Uma pesquisa de consumo interno avalia a possível substituição de Léo Camargo (PL) como candidato a prefeito pelo deputado estadual Wellington Callegari, que é presidente municipal do PL.

A pesquisa de consumo interno, que vazou nas redes sociais e mostra o levantamento em um cenário sem o pré-candidato Léo Camargo, levanta questionamentos sobre quem poderá ser de fato o candidato do PL no pleito de outubro.

Em abril, uma pesquisa conduzida pela Direita Pesquisas e Propagandas com 400 entrevistados e registrada no TSE sob o número 05820/2024, mostrava Léo Camargo, que substituiu o nome de Juninho da Cofril para o pleito deste ano, em terceiro lugar como preferido pelo eleitorado, empatado tecnicamente com o petista Carlos Casteglione, com 20 pontos a menos que Allan Ferreira (Podemos), que liderava a disputa.

Outra pesquisa, também registrada no TSE, apontava uma melhora de Camargo na pontuação, mas o levantamento foi alvo de ação do PDT na Justiça Eleitoral, e o instituto acabou multado em R$ 53 mil por indícios de irregularidade no seu registro.

Há algumas semanas, houve especulações de que Léo Camargo poderia deixar a disputa. Mas o pré-candidato diz que se mantém firme no propósito de ser prefeito de Cachoeiro.

Agora, esse levantamento de consumo interno que vazou coloca em xeque se realmente Léo Camargo será de fato o candidato do PL na “Capital Secreta” ou se será substituído por seu presidente da executiva municipal, Wellington Callegari.

Pesquisa com nome de Callegari
Levantamento de consumo interno que vazou coloca em xeque se realmente Léo Camargo será de fato o candidato do PL

Callegari (PL) foi eleito deputado estadual em 2022 com 16.842 votos, sendo que seu reduto eleitoral, Cachoeiro de Itapemirim, que possui 134 mil eleitores, lhe deu menos da metade dos votos obtidos, 7.602 votos. Se entrar na disputa para prefeito, terá que mais que triplicar os votos obtidos para deputado na “Capital Secreta” para ser eleito ao Executivo Municipal.

Efeito Tiririca

Lembrando que Callegari só foi eleito por conta da expressiva votação de Capitão Assumção (PL), que obteve 98.669 votos, criando uma espécie de “efeito Tiririca”, elegendo outros quatro deputados de seu partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *