O município de Presidente Kennedy deu mais um passo rumo ao futuro sustentável na última sexta-feira (19), com a inauguração de duas fazendas solares. A entrega contou com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço e do prefeito Fábio Feliciano de Oliveira, o Júnior de Gromogol.
As propriedades de geração de energia renovável são fruto da parceria entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e as empresas Apolo Solar e Terra do Sol Nascente, que contrataram cerca de R$ 9,6 milhões e R$ 26,7 milhões, respectivamente, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Sul do Estado do Espírito Santo (Fundesul) Presidente Kennedy.
“Este projeto representa um passo importante para o nosso município, trazendo energia limpa e renovável, fortalecendo a sustentabilidade e gerando oportunidades para a população. A parceria com o Bandes mostra que desenvolvimento econômico e preservação ambiental podem caminhar juntos, e nos enche de orgulho poder acompanhar de perto esse avanço para a nossa cidade”, afirmou Júnior de Gromogol.
Já o vice-governador Ricardo Ferraço destacou a importância da iniciativa: “Presidente Kennedy é o município capixaba que mais produz energia solar, mostrando que essa é mais uma vocação. Kennedy já é um grande produtor de petróleo e agora produz também energia renovável”.
A Apolo Solar estruturou a implantação de uma planta com capacidade de 2,8 megawatt-pico (MWp) e a Terra do Sol Nascente investiu em uma usina de 7 MWp. Juntas, elas produzem, em média, o suficiente para garantir o abastecimento de nove mil residências e geraram cerca de 80 empregos na região.
Os empreendimentos funcionam no modelo de créditos de energia, no qual os clientes “alugam” um pedaço da usina e recebem abatimento proporcional em suas contas de luz. O sistema fotovoltaico oferece custo mais competitivo do que o praticado pelas distribuidoras convencionais, ao mesmo tempo em que estimula investimentos em energia limpa.
De acordo com Victor Abikair, representante das duas fazendas solares, o apoio do Bandes, por meio do Fundesul, foi fundamental para viabilizar os projetos. “Todo o processo é muito claro e objetivo, mas também rigoroso, como precisa ser. O banco vem se tornando cada vez mais importante para novos empreendimentos no Estado, um ponto de apoio que não se limita a linhas de créditos”, afirmou.
Para o presidente do Bandes, Marcelo Saintive, os empreendimentos simbolizam o avanço da Economia Verde no Espírito Santo e contribuem diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: “Mostram que progresso e sustentabilidade não são temas divergentes, mas complementares”.