Maioria dos brasileiros pretende presentear no Dia das Mães

Maioria dos brasileiros pretende presentear no Dia das Mães

Notícias Corporativas

Uma pesquisa nacional conduzida pela Vinklo, plataforma de presentes da FestaLab.Co, com consumidores brasileiros, aponta um cenário otimista para o comércio no Dia das Mães de 2025. O levantamento, realizado no final de abril com base em dados quantitativos, busca identificar o comportamento de consumo da população em relação à data, considerada uma das mais importantes do calendário varejista.

Segundo os dados apurados, a maioria dos entrevistados (59,1%) pretende gastar o mesmo valor que no ano anterior. Já 17,6% afirmaram que devem gastar mais, enquanto 23,3% planejam reduzir os gastos.

“O Dia das Mães é uma das datas mais significativas para o varejo, tanto em volume de vendas quanto em engajamento emocional com o consumidor. Esta pesquisa nos permite entender melhor o comportamento de compra e planejar ações mais alinhadas à realidade do mercado. A alta intenção de consumo revelada reforça o potencial da data para impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento entre marcas e clientes”, diz Erik Santana, CEO da Vinklo.

Quanto ao valor médio dos presentes, 43,2% pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 99,99; seguido de 29,2% que desejam investir entre R$ 100 e R$ 199,99. Já 17,2% planejam comprar algo de até R$ 49,99, enquanto 6,8% buscam por opções com um custo entre R$ 200 e R$ 299,99. Apenas 3,6% dos entrevistados pensam em gastar com algo acima de R$ 300.

Categorias de presentes em destaque

A pesquisa também aborda as categorias de presentes mais procuradas pelos consumidores. Lideram as preferências perfumes e cosméticos, com 21,3%, seguida de roupas, com 20,4%, acessórios aparece com 12,4%, ao lado de calçados, com 12,3%. Itens como chocolates, cestas, presentes personalizados, joias e semijoias, livros, itens de decoração e vales-presente, também são citados como opções consideradas pelos consumidores.

Canais de compra e pesquisa de preço

A internet se destaca como o principal canal de compra para os presentes do Dia das Mães, com 56,7% dos consumidores que optam por adquirir um produto via on-line. As lojas físicas aparecem na preferência de 18,8% dos consumidores. Enquanto 24,3% dizem que podem escolher o presente tanto por meio de um e-commerce quanto em um shopping center ou loja de rua.

A pesquisa de preço antecipada também é apontada como uma prática comum entre os consumidores, onde 89,7% afirmam que pretendem pesquisar antes de realizar a compra. Os fatores mais importantes considerados para efetivar uma compra são: ofertas e promoções (48,5%), preço (45,6%), ter o produto específico que desejam comprar (30,8%), diversidade de produtos (21,5%), preço do frete (19,4%) e entre outros.

Formas de pagamento

A forma de pagamento mais citada na pesquisa é o cartão de crédito (45%), seguido pelo Pix (41,9%). O cartão de débito (11,4%) e o dinheiro (1,6%), aparecem em menor escala, o que remete a uma predominância de meios digitais e parcelados nas compras.

Metodologia da pesquisa

A Vinklo ouviu cerca de 950 pessoas de todas as regiões do país, acima de 17 anos e diversos gêneros. Em termos de distribuição geográfica, a maior parte dos entrevistados está localizada na Região Sudeste (74,8%), seguida pelo Nordeste (9,7%), Centro-Oeste e Sul (ambos com 5,9%) e Norte (3,7%).

 
Sobre a Vinklo

A Vinklo é uma plataforma de presentes criada pela FestaLab.Co, uma das principais plataformas de convites on-line do Brasil, e também composta pelo site de Mensagens de aniversário, e tem como objetivo simplificar a escolha de um presente por meio da tecnologia.