Especialista explica como conservar tapetes por mais tempo

Especialista explica como conservar tapetes por mais tempo

Notícias Corporativas

Para muitos, os tapetes são mais do que peças decorativas, combinando personalidade, conforto térmico e um toque de sofisticação. Mas, para garantir a beleza e a durabilidade das peças, é preciso entender que cada material pede cuidados específicos, como alerta Pedro Sampaio, especialista em limpeza de tapetes da Dr. Lava Tudo.

Segundo Sampaio, a limpeza também é importante para garantir a saúde das pessoas e pets, uma vez que ácaros podem se proliferar nesse tipo de peça. Ao menos 35% da população mundial sofre de algum tipo de doença alérgica respiratória, conforme informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) noticiadas pelo Ministério da Saúde. 

Para Sampaio, um dos “segredos” para garantir a saúde dos moradores e conservar os tapetes por mais tempo está na combinação entre limpeza diária e manutenção profissional

Para começar, ele destaca a importância de priorizar tapetes mais resistentes para o dia a dia: “Tapetes de polipropileno, nylon ou poliéster são os melhores para áreas de alto tráfego, como salas e corredores. Eles são fáceis de limpar (não acumulam tanta sujeira), mais resistentes à umidade (evitam mofo) e menos propensos a desbotar”.

Tapetes orientais e artesanais

Por serem delicados e valiosos, os tapetes orientais e artesanais exigem atenção especial. “Só use aspirador no sentido da fibra (para não danificar os fios) e evite produtos químicos ou escovas duras”.

Além disso, segundo o especialista, é importante manter esse tipo de tapete longe da luz solar direta (para não desbotar) e fazer uma limpeza profissional ao menos uma vez ao ano para preservar as cores e tramas.

Tapetes de sisal ou juta

De acordo com Sampaio, tapetes de sisal ou juta demandam cuidados específicos: “Nunca lave esses tapetes com água abundante, uma vez que fibras naturais podem apodrecer”, alerta.

O especialista da Dr. Lava Tudo explica que o correto é fazer uma limpeza a seco ou com pano úmido e sabão neutro. “Faça aspiração frequente para evitar acúmulo de pó e conte com uma limpeza profissional para higienização profunda”.

Aspirar é suficiente?

Sampaio ressalta que a aspiração semanal ajuda, mas não é suficiente para limpar os tapetes e conservá-los por mais tempo. Isso porque a aspiração não elimina ácaros, fungos e bactérias profundas.

“Em casas com pets ou crianças, o ideal é uma limpeza profissional a cada seis meses”, recomenda.

Como evitar mofo e mau cheiro?

Sampaio destaca que, apesar dos cuidados, muitos tapetes tendem a apresentar mofo e mal cheiro. Em locais úmidos, é possível prevenir problemas com:

  • Ventilação constante no ambiente;
  • Aspiração frequente (remove poeira e umidade);
  • Limpeza imediata de líquidos derramados;
  • Impermeabilização (reduz absorção de umidade).

O especialista em limpeza de tapetes da Dr. Lava Tudo observa que alguns danos podem ser irreversíveis, como desbotamento intenso e fios desfiando ou rasgados.

“Fique atento a elementos como cheiro de mofo persistente e base afrouxada, que sinalizam que algo não vai bem. Se notar esses sinais, avalie com um profissional – pode ser hora de restaurar ou substituir”, orienta.

Quando procurar limpeza profissional?

Segundo Sampaio, vale procurar ajuda especializada se o tapete apresentar alguns sinais específicos: 

  • Manchas que não saem em casa;
  • Odor forte mesmo após limpeza;
  • Excesso de pelos ou poeira acumulada;
  • Superfície áspera ou opaca;
  • Mais de seis meses sem higienização profunda.

Sampaio destaca que cada tipo de tapete exige cuidados específicos. “Tapetes sintéticos são mais práticos, enquanto peças naturais e artesanais demandam atenção extra. Com manutenção regular e limpezas profissionais periódicas, seu tapete permanecerá bonito e durável por anos”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://drlavatudo.com/